Debate e ações da Ouvidoria do Estado marcam Dia do Ouvidor

Data de Publicação: 27/02/2019

A Ouvidoria Geral do Estado, vinculada à Secretaria Especial de Articulação Social, realiza nesta segunda-feira (16) o debate “Ouvidoria Pública, Avanços e Desafios em Pernambuco”. O evento, aberto ao público, acontecerá em comemoração ao Dia Nacional do Ouvidor e pretende avaliar cenários locais com a participação de ouvidores de outros Poderes, como o do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Tribunal de Contas, do Ministério Público de Pernambuco, além da Associação Brasileira de Ouvidores e Ombudsman (ABO). O debate acontecerá no auditório do Edifício São Rafael (Avenida Dantas Barreto, 1.186, São José). Cerca de 80 ouvidores do Governo do Estado deverão participar do evento.

Coordenadora da Rede de Ouvidorias do Executivo, a Ouvidoria Geral do Estado contabiliza ganhos no Dia Nacional do Ouvidor. Durante o ano de 2008, recebeu e encaminhou demandas de 35. 312 cidadãos, com 62, 19% de satisfação no atendimento prestado, de acordo com pesquisa realizada pela Ouvidoria Geral. O sistema de ouvidorias que vem sendo implantado pela gestão Eduardo Campos também registrou, nos últimos seis meses, um crescimento de cem por cento – contando hoje com 46 unidades instaladas em secretarias e órgãos públicos. “A evolução do número de ouvidorias públicas demonstra o crescimento da consciência do cidadão na busca pela participação na administração da coisa pública”, atesta Karla Júlia Marcelino, ouvidora geral do Estado.

A Ouvidoria Geral e a Rede de Ouvidorias podem ser acionadas pela população para qualquer situação que envolva a prestação de serviços por parte de secretarias e órgãos como também de funcionários e gestores. Dessa forma, esses canais diretos de comunicação entre cidadãos e Governo estão aptos a receber denúncias, reclamações, sugestões, solicitações, informações e elogios. A resposta ao usuário deve ser dada em oito dias.

Todo o processo (da entrada da demanda à resposta ao cidadão) é acompanhado pela Ouvidoria Geral do Estado junto às secretarias e órgãos. O desempenho da Rede é avaliado através de relatórios quinzenais onde constam informações sobre quantidade e tipo de demandas recebidas e encaminhamentos adotados. Tais relatórios são encaminhados ao governador Eduardo Campos, secretários e diretores de órgãos.

A Ouvidoria Geral também é responsável pela profissionalização, capacitação técnica das equipes que atuam na área e pela instalação de novas ouvidorias. Até 2010, toda a administração pública estadual (direta e indireta) deverá contar com ouvidorias implantadas. Uma realidade bem diferente de anos passados. Em 2007, o serviço contava com apenas 23 unidades que não trabalhavam interligadas. Hoje, a Rede de Ouvidorias conta com um sistema integrado e interligado através de um software que estabelece padronização de rotinas de trabalho.

Para o secretário especial de Articulação Social, Waldemar Borges, o sistema de ouvidorias estruturado pelo Governo registra ganhos de qualidade pelos investimentos tecnológicos realizados. “É fundamental, no entanto, ressaltar que os grandes ganhos até hoje conseguidos por todos são frutos do fator humano. Resultado do empenho e dedicação de todos os profissionais que fazem a Rede de Ouvidorias”.

A Ouvidoria Geral do Estado foi oficialmente instalada pelo governador em outubro de 2008 – em cerimônia que contou com a presença de toda a Rede de Ouvidores do Estado. Ela está instalada no térreo da Secretaria Especial de Articulação do Estado (Rua Vigário Tenório, 213, Bairro do Recife). Os cidadãos também podem recorrer aos serviços através dos 0800.2812900 ou através do site www.ouvidoria.pe.gov.br

Fonte: Portal do Governo de Pernambuco – 16.03.09


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.