Ouvidoria da Fazenda: 11 anos em defesa do cidadão

Data de Publicação: 28/02/2019

Por Juliana Andrade Lima/Sefaz

A Ouvidoria da Secretaria da Fazenda de Pernambuco – Sefaz está completando este mês 11 anos de funcionamento. Neste período, foram registradas mais de 42 mil manifestações, uma média de 350 atendimentos por mês, entre denúncias, reclamações, orientações, elogios, solicitações e sugestões.

Um dos pioneiros no Estado, esse canal de comunicação pretende integrar o contribuinte com a Sefaz e, a partir das informações fornecidas pelos cidadãos, aperfeiçoar as atividades do fisco e melhorar os serviços prestados à sociedade. Desde março, o auditor Edson Tenório está à frente dos trabalhos da instituição. “Hoje, a ouvidoria é um importante instrumento de gestão, uma vez que, a partir das manifestações registradas é possível desenvolver ações para combater a sonegação fiscal e melhorar a arrecadação, além de garantir a qualidade dos serviços ao cidadão”, afirmou Edson Tenório.

Os dados, ainda de acordo com o ouvidor, demonstram também o comprometimento dos diversos setores da Sefaz na prestação de um serviço público cada vez melhor: “Podemos observar que no mês de abril, das 379 manifestações registradas, 82% foram concluídas no prazo previsto, que é de 15 dias. Isso mostra o empenho de todos em fazer uma gestão de qualidade”. O atendimento é realizado através da internet ou telefone, pessoalmente, ou até mesmo por meio de demandas encaminhadas por outros órgãos. Atualmente, o maior número de manifestações é pela internet – com 72% – e por telefone – 22%. Para entrar em contato com a Ouvidoria da Sefaz, o contribuinte deve acessar o site www.sefaz.pe.gov.br, ligar para o número 0800.2851244 (das 8 às 18h) ou se dirigir ao 30 andar do edifício sede, que fica localizado na Rua do Imperador, s/n (das 8 às 14h).

AVANÇOS – Entre os desafios para os próximos anos, Edson Tenório destacou a reestruturação da equipe e implantação do projeto Ouvidoria Itinerante. A proposta é ampliar a comunicação com os cidadãos, levando os serviços da instituição aos municípios pernambucanos com as agências da receita estadual esclarecendo, principalmente, o papel da Secretaria da Fazenda. Muito do trabalho de fiscalização desenvolvido pela Secretaria da Fazenda tem como base informações fornecidas pelo cidadão por meio da Ouvidoria.