A Ouvidoria Geral do Estado está mais uma vez incentivando a produção científica na área de Ouvidoria em Pernambuco. Nos últimos dois meses, duas oficinas de capacitação foram realizadas para os ouvidores, tendo como foco o embasamento teórico dos participantes. As aulas foram ministradas pela Ouvidora Geral do Estado, Karla Júlia Marcelino, que forneceu as orientações fundamentais para a elaboração de um artigo científico, em conformidade com o modelo da 1ª Revista Científica sobre Ouvidoria produzida pela Ouvidoria Geral do Estado, em dezembro do ano passado.
A publicação foi a primeira no Brasil a tratar sobre o trabalho desenvolvido pelas ouvidorias, com artigos elaborados pelos integrantes da Rede de Ouvidorias do Poder Executivo Estadual de Pernambuco. Os exemplares foram distribuídos para ouvidorias dos órgãos estaduais, federais, municipais, universidades e faculdades públicas e privadas, e também para entidades direta ou indiretamente relacionadas à ouvidoria no Brasil.
A repercussão e a procura pelos exemplares foi tão grande, não só em Pernambuco mas de vários estados, que a Ouvidoria Geral do Estado já planeja o lançamento da 2ª edição da Revista Científica para o mês de outubro deste ano. Pensando nisso, a realização das oficinas “Como fazer um Artigo Científico” teve como objetivo estimular a participação de mais ouvidores, que assinaram um termo de compromisso na produção do material.
As aulas do segundo encontro contaram com a participação da professora Anastácia Brandão, que explicou sobre as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e a bibliografia existente sobre o assunto, para que os ouvidores possam usar como referencial para as experiências práticas vivenciadas na Rede. Essa oficina é um importante trabalho de sistematização e mobilização em torno da elaboração de artigos científicos, destacou a professora.
De acordo com Karla Júlia Marcelino, a reflexão teórica sobre as experiências vivenciadas pelas Ouvidorias torna-se imprescindível ao processo de aprimoramento dos trabalhos oferecidos aos usuários da Rede. A participação dos Ouvidores, através dos seus artigos, neste projeto da Revista Científica reflete o nível de maturidade alcançada pela Rede de Ouvidorias de Pernambuco.
Os artigos para a próxima edição da revistas já estão sendo pesquisados e produzidos por vários ouvidores. O prazo para a entrega dos artigos que entraram na segunda edição da Revista ficou fixado em 29 de julho. A Ouvidoria Geral do Estado é vinculada à Secretaria de Articulação Social e Regional e coordena a Rede de Ouvidorias do Executivo.