Texto: Jumariana Oliveira
A Ouvidoria Geral do Estado, vinculada à Secretaria Especial de Articulação Social (SEAS), promoveu na manhã desta quarta-feira (15) um curso de capacitação para duas servidoras municipais de Timbaúba. Com o objetivo de esclarecer o papel de uma ouvidoria, Karla Júlia Marcelino, ouvidora geral, promoveu a capacitação.Durante as duas horas de curso, que aconteceu na sala de reuniões da SEAS, Karla Júlia destacou os pontos importantes no trabalho da Rede, existente há dois anos no Estado.
A ouvidora falou da importância de ser capacitado antes de trabalhar numa ouvidoria. “Se eu trabalho em ouvidoria, tenho que saber o que é e estudar a ouvidoria”, ressaltou Karla Júlia.As funcionárias Tatiana Silva e Vânia Travassos, que irão compor a equipe da ouvidoria do município de Timbaúba, assistiram com atenção à aula de Karla Júlia. Para Tatiana, a experiência da ouvidora geral pôde abrir os caminhos sobre um conhecimento teórico do que caracteriza realmente uma ouvidoria. “Hoje tivemos o conhecimento e uma visão do que é uma ouvidoria. Agora, conhecendo todo o funcionamento, a caminhada vai ser mais leve”, afirmou a funcionária da prefeitura municipal.Essa não é a primeira vez que funcionários municipais participam de uma capacitação.
Em abril deste ano, ouvidores de Afogados da Ingazeira foram capacitados por Karla Júlia, que considera esse trabalho um ponto positivo. “Além de conhecer o que é uma ouvidoria, é importante que os ouvidores municipais nunca deixem de manter contato, estabelecendo metas em comum, trocando informações e procurando conhecer o trabalho do outro”, afirmou Karla Júlia.A ouvidoria de Timbaúba está em fase de implantação e começará a funcionar oficialmente em janeiro, através de um número que os cidadãos poderão ligar gratuitamente. A ouvidoria do município ficará localizada em uma sala na prefeitura da cidade.