Estado lançará primeira revista científica em Ouvidoria do Brasil

Data de Publicação: 28/02/2019

    A primeira revista científica em Ouvidoria do Brasil será lançada pela Ouvidoria Geral do Estado, vinculada à Secretaria Especial de Articulação Social, no próximo mês de dezembro. A publicação, considerada um marco na área, é mais novo projeto viabilizado de maneira coletiva pela Rede de Ouvidorias do Governo de Pernambuco – considerada um dos mais bem estruturados sistemas de ouvidoria pública em atividade no país. O lançamento deverá acontecer no Palácio do Campo das Princesas, em evento com participação do governador Eduardo Campos, secretários, dirigentes de órgãos públicos, ouvidores e convidados. 

Em 116 páginas, a primeira revista científica em Ouvidoria trará 13 artigos assinados por ouvidores e convidados que abordam temas como gestão por competência, uso da tecnologia na área de ouvidoria, ouvidoria de polícia e os direitos humanos, entre outros.  O primeiro número contará com textos dos ouvidores das secretarias de Recursos Hídricos, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Educação, dos hospitais Otávio de Freitas, Restauração, Getúlio Vargas, Cisam, Oswaldo Cruz, Agamenon Magalhães, da Escola Politécnica e da Ouvidoria Geral do Estado. Os autores tiveram como orientadores na elaboração dos seus artigos Karla Júlia Marcelino (ouvidora geral do Estado), Chussy Karlla Antunes (ouvidora central da Secretaria de Desenvolvimento Econômico) e Chussely Souza Lima (professora da Pós-Graduação do Curso de Gestão de Ouvidoria da Escola Superior de Relações Públicas – Esurp). A revista científica terá distribuição gratuita.

Para a concretização do projeto, todo um trabalho prévio de capacitação foi realizado pela Ouvidoria Geral do Estado junto aos ouvidores da Rede do Executivo. Como lembra a ouvidora geral, duas oficinas de como escrever artigos científicos foram realizadas para qualificar os interessados. Tais oficinas aconteceram entre os meses de abril e junho passados sob a orientação de Anastácia Brandão (professora de Metodologia da Esurp e funcionária da Secretaria de Desenvolvimento e Articulação Regional) e de Karla Júlia Marcelino. “Nosso objetivo é proporcionar ao leitor uma reflexão da prática do serviço público. Através da experiência de diversos ouvidores, vamos oportunizar uma reflexão teórica e prática da Rede de Ouvidorias”, destaca a ouvidora geral.

Clóvis Santana, ouvidor da Escola Politécnica de Pernambuco, que assina com Maria do Rosário Lapenda (ouvidora da UPE) o artigo Perfil de Atuação e Resolução de uma Ouvidoria Universitária, parabeniza a publicação. “Outros estados têm ouvidorias, mas ninguém tinha tido a ideia de fazer uma revista como esta”. 

Para o secretário de Articulação Social de Pernambuco, Marcelo Canuto, a publicação mostra, acima de tudo, o compromisso do Governo do Estado em assegurar espaços qualificados para o diálogo direto com a sociedade. “Estamos, ao viabilizarmos a revista, dando mais um passo para a profissionalização das equipes que trabalham em Ouvidoria. Certamente esse será o primeiro passo de um longo caminho bastante produtivo”.