Ouvidora faz palestra sobre assédio moral

Data de Publicação: 28/02/2019

No dia 21 de outubro a ouvidora geral do Estado, Karla Júlia Marcelino, estará realizando mais uma palestra para os funcionários públicos. Desta vez, o tema será assédio moral. O workshop é voltado para servidores do Hospital da Restauração. O evento, que tem entrada franqueada ao público, acontecerá a partir das 9h, no auditório do hospital.Segundo Karla Júlia, o principal objetivo da palestra é esclarecer o servidor público o que caracteriza o assédio moral. “Nossa expectativa é disseminar o tema e suas características aos servidores do hospital”, comentou a ouvidora. De acordo com a palestrante, o assédio moral é caracterizado pela perseguição de um profissional com o objetivo de denegrir e prejudicar a imagem de algum colega de trabalho, podendo este ser um funcionário de cargo inferior (mais frequente) ou até mesmo superior.

Na palestra, Karla Júlia vai mostrar o que caracteriza ou não o assédio moral, as consequências psicológicas e físicas que isso pode acarretar e o papel da Ouvidoria nesses casos. A ouvidora também mostrará quais as medidas que devem ser tomadas em situações de assédio moral. “A vítima deve registrar as informações por escrito, detalhando as agressões. Em seguida, deve encaminhar o documento para o superior do local”, informou. Além disso, os servidores podem registrar a queixa através da rede de Ouvidorias do Estado. “A Ouvidoria também tem esse papel de registrar a denúncia e encaminhar para o denunciado se posicionar. Caso a resposta não seja convincente, o caso é encaminhado para o gestor maior da instituição”, completou.Através da Ouvidoria Geral do Estado, Karla Júlia Marcelino vem realizando palestras frequentemente.

Na última quarta-feira, dia 29 de setembro, a ouvidora esclareceu dúvidas a respeito do assédio moral para aproximadamente 80 servidores da Secretária de Saúde do Recife, no bairro do Bongi.Texto: Jumariana Oliveira