Depois de cumprir uma extensa agenda na região do Sertão pernambucano, a Ouvidoria Itinerante da Secretaria de Defesa Social – a primeira do País – estará agora no Agreste 2 do Estado. A partir do próximo dia 22 a 30 de agosto a população dos municípios de Bom Conselho, Correntes Garanhuns, Capoeira e Caetés terão a oportunidade de denunciar, reclamar, sugerir e elogiar as atividades desempenhadas pelos policiais militares, civis, bombeiros militares e policiais científicos.
O objetivo da Ouvidoria Itinerante é fortalecer o controle social na segurança pública. “Ao descentralizar este serviço, a Secretaria de Defesa Social pretende alcançar maior interlocução entre o cidadão e os agentes do Estado”, informou o ouvidor Thomas Edson. Os técnicos da Ouvidoria são capacitados a ouvir, encaminhar e orientar cidadãos.
Segundo ele, o trabalho demonstra uma preocupação do secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, em descentralizar os serviços prestados na capital e interior do estado, a fim de que a população tenha conhecimento de seus direitos e contribua com Secretaria na construção de uma polícia que cultue a paz social.
O calendário para o mês de setembro também já foi definido. No dia 1º os profissionais estarão em Canhotinho e, retornando a partir do dia 12 ao dia 23 visitando as cidades de Sanharo, Belo Jardim, São Bento do Uma, Cachoeirinha e São Caetano.
Ônibus – O governo do Estado, através da Secretaria de Defesa Social, adquiriu um ônibus que conta com três salas para atendimento a população. Cada sala está equipada com notebook e impressora, sendo uma destinada ao portador de deficiência física, com acesso por meio de um elevador. Oferece aos funcionários uma copa equipada com microondas, cafeteira e frigobar.
O ônibus possui 14 metros de comprimento, climatizado, e tem capacidade para onze passageiros. Foi adquirido por meio de convênio entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP e o Governo do Estado de Pernambuco, sendo o investimento de R$ 620 mil reais.
A população também pode fazer denúncias pessoalmente, se dirigindo diretamente à Ouvidoria, que funciona em um prédio em frente à Secretaria de Defesa Social, na Rua São Geraldo, 110, no Bairro de Santo Amaro, Recife ou através dos telefones 0800-0815001 / (81) 3183-5298. As denúncias também podem ser feitas através de carta, formulário do site ou pelo e-mail ouvidoria@sds.pe.gov.br.
Durante os meses de maio e junho e julho a equipe esteve em Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, Araripina, Salgueiro, Belém de São Francisco, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Curstódia, Caruaru, Arcoverde, Pesqueira e Garanhuns.
Fonte: Assessoria de Imprensa da SDS