Rede de Ouvidorias já atendeu cerca de cem mil pernambucanos

Data de Publicação: 28/02/2019

Com cerca de cem mil pernambucanos atendidos entre outubro de 2008 e agosto de 2010, a Rede de Ouvidorias do Governo de Pernambuco volta-se para o futuro. Reunidos na manhã de quarta-feira (17.08), no auditório da Agência Condepe/Fidem, bairro da Boa Vista, os ouvidores avaliaram iniciativas que devem ser adotadas a partir de 2011 dentro de um planejamento que pretende melhorar ainda mais a qualidade do serviço hoje prestado pelo Governo através de seu sistema de ouvidorias.

Fazendo um balanço das atividades da Rede desde o início da gestão Eduardo Campos, a ouvidora geral do Estado, Karla Júlia Marcelino, analisa com satisfação os resultados atingidos. O salto de qualidade e a expansão observados desde 2007 fazem o sistema Ouvidorias do Governo de Pernambuco chegar à posição de maior rede pública em funcionamento em todo Norte e Nordeste do Brasil. Passou de 23 para 59 ouvidorias setoriais (órgãos) e centrais (secretarias). Em toda a estrutura da máquina, apenas as secretarias de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, de Imprensa, Juventude e Emprego e Casa Militar e os órgãos Adagro, Codecipe, Conservatório Pernambucano de Música, Defensoria Pública, Detelpe, Empetur, Facepe, Fundarpe e Lafepe ainda deverão montar ouvidorias.

Na reunião, os ouvidores avaliaram os resultados da Rede no período de primeiro de janeiro até 16 de agosto, quando 39. 489 manifestações foram feitas pela população. Com um índice de resolutividade na casa dos 70%, as ouvidorias do Governo tiveram no pedido de informações a principal demanda vinda da população: 56,16%. “Esses percentuais são importantes porque divergem de um pensamento comum de que Ouvidoria serve apenas para registrar reclamações”, avalia a ouvidora geral do Estado, Karla Júlia Marcelino. Dentro do universo de usuários que responderam a pesquisa de satisfação – instrumento que afere a qualidade do serviço prestado pelas ouvidorias – 95,96% asseguraram que voltariam a utilizar a Rede em futuras demandas junto ao Governo. Sessenta e sete por cento consideraram a Ouvidoria um serviço público muito importante.

Visitas – A Ouvidoria Geral do Estado realizou 32 visitas técnicas com o objetivo de mapear deficiências, pontos fortes e particularidades de cada ouvidoria. Tendo como base o quadro encontrado, os ouvidores apresentaram uma série de proposições. Elas serão sistematizadas em documento a ser apresentado ao governador Eduardo Campos e ao secretário de Articulação Social, Marcelo Canuto, que tem a missão de ampliar a Rede no âmbito do Executivo estadual.