Ouvidoria de Pernambuco é destaque em evento no Ceará

Data de Publicação: 28/02/2019

As ouvidorias públicas como instrumento de gestão para a qualificação do Sistema Único de Saúde (SUS) foi o tema da exposição realizada pela ouvidora geral de Pernambuco, Karla Júlia Marcelino, no V Encontro do Fórum Cearense de Ouvidoria do SUS, realizado em Fortaleza entre os dias 9 e 10 de junho. O evento, organizado pela Ouvidoria Geral da Secretaria Estadual de Saúde do Ceará (SESA), reuniu ouvidores, técnicos de ouvidoria do SUS, representantes de secretarias municipais de Saúde do Ceará e do Ministério da Saúde. Teve como objetivo auxiliar no processo de qualificação dos ouvidores e de suas equipes. Atualmente, 105 ouvidorias estão vinculadas ao Sistema Único de Saúde no Ceará. As Ouvidorias do SUS e o fortalecimento da cidadania foi o tema central do evento.

A Ouvidoria de Pernambuco foi a única estadual a ser convidada para o encontro cearense. Em sua palestra, a ouvidora Karla Júlia Marcelino avaliou de que forma as ouvidorias podem contribuir para a melhoria dos serviços prestados pelas organizações. Abordou ainda as competências necessárias para o gestor, instrumentos de monitoramente e avaliação de desempenho e a importância da proatividade a partir da formulação de sugestões de melhorias. “O ouvidor precisa gostar do que faz; ser ético e transparente. Deve possuir ótimo nível de cultura e estar atualizado. É importante também que seja prestativo, que saiba ouvir com atenção e humildade o cidadão. Acredito também que ele deva se mostrar sempre criativo e jamais dar motivos para que o cidadão perca a  credibilidade na ouvidoria”, destacou. Karla Júlia Marcelino foi aplaudida de pé.

    Durante a estadia no Ceará, Karla Júlia Marcelino e a supervisora de ouvidoria, Izabela Mendes também conheceram a Ouvidoria Geral daquele estado. “Foi muito oportuna a nossa participação no V Encontro do Fórum Cearense de Ouvidoria do SUS e conhecer a estrutura de Ouvidoria do Governo do Ceará. Vamos aprofundar a troca de experiências e ajudar ainda mais na consolidação da cultura de Ouvidoria”, destacou Karla Júlia Marcelino.