Afogados da Ingazeira, Sertão do Pajeú, é o mais novo município a celebrar convênio de cooperação técnica com a Ouvidoria Geral do Estado para o encaminhamento de demandas formuladas pela população. Documento que celebra a parceria foi assinado no dia 15 de abril entre o secretário de Articulação Social do Estado, Marcelo Canuto, e o prefeito de Afogados da Ingazeira, Totonho Valadares.
O acordo de cooperação técnica permitirá uma maior agilidade no encaminhamento de demandas da população. Isso porque, com o instrumento legal, a Ouvidoria Geral do Estado encaminhará demandas relativas aos municípios e vice-versa. “Acredito que os ganhos serão muitos. Ganha a prefeitura, o Governo do Estado e a população que, de fato, terá uma resposta ao pleito formulado”, avaliou a ouvidora geral do Estado, Karla Júlia Marcelino.
O secretário de Articulação Social do Estado, Marcelo Canuto, também vê avanços na parceria. “A Ouvidoria é um instrumento de fortalecimento da cidadania e de gestão. Essa é uma experiência bastante oportuna que o Governo adota em sua prática diária. Os resultados dos relatórios sistematizados pela Ouvidoria Geral, por exemplo, são adotados nas reuniões que o governador faz com o secretariado”, assegurou.
A intenção da Ouvidoria Geral do Estado, vinculada à Secretaria de Articulação Social, é firmar acordos semelhantes em todos os municípios que tenham em suas administrações sistemas de Ouvidoria instalados. Esse não é o primeiro trabalho na área de ouvidoria que o Governo do Estado realiza junto aos municípios. Em parceria com a Escola de Governo (Secretaria de Administração do Estado), a Ouvidoria Geral já realizou curso de implantação e gestão para diversos ouvidores municipais. A capacitação permitiu um nivelamento técnico dos serviços oferecidos pelas prefeituras tendo como parâmetro o sistema do Governo do Estado.