Ouvidoria Geral do Estado firma convênio de cooperação com prefeituras

Data de Publicação: 27/02/2019

A Secretaria Especial de Articulação Social, através da Ouvidoria Geral do Estado, vem firmando convênios de cooperação técnica com diversos municípios que permitirá um trânsito mais adequado de informações encaminhadas pela população entre ouvidorias municipais e as estaduais. Convênios do tipo já foram celebrados entre o Governo do Estado e as prefeituras de Afogados da Ingazeira e Salgueiro. Até o final do mês, a Ouvidoria da Secretaria de Infraestrutura do Recife, as prefeituras de Garanhuns, Rio Formoso e Tamandaré também estarão oficializando a cooperação técnica.

    Na prática, a cooperação técnica permitirá que as manifestações formuladas pela população e encaminhadas para as ouvidorias municipais e que dizem respeito às ações do Governo do Estado sejam redirecionadas à Ouvidoria Geral do Estado para o devido encaminhamento e solução. Da mesma forma, todas as demandas que chegarem à Rede de Ouvidorias do Estado relativas às administrações municipais serão enviadas para os serviços de ouvidorias das prefeituras.

    O termo de cooperação entre Governo do Estado e Prefeitura de Salgueiro assinado na sexta-feira (26), entre o secretário de Articulação Social, Waldemar Borges, e o prefeito de Salgueiro, Marcones Libório de Sá. “Acredito que essa parceria entre Governo do Estado e prefeituras permitirá ganhos no atendimento ao cidadão”, avalia o prefeito. De acordo com ele a grande demanda da Ouvidoria municipal diz respeito a informações sobre serviços que já vem sendo prestados pela Prefeitura. “Talvez o que esteja faltando é uma divulgação melhor. É por isso que estamos focados em investir mais na infraestrutura (equipamentos e informatização) para um melhor atendimento ao público”, assegurou o prefeito.

    Para o secretário de Articulação Social, Waldemar Borges, a experiência e o conhecimento técnico adquiridos pelo Governo do Estado na área de Ouvidoria será uma contribuição valiosa a ser disponibilizada para as prefeituras que já contam ou iniciam o processo de estruturação de seus sistemas de Ouvidoria. “A Ouvidoria tem se mostrado um importante instrumento para aferir com a população avalia o serviço que vem sendo prestado pelo Governo. Colocamos Pernambuco em um caminho diferenciado nessa área, mas ainda temos muitos desafios pela frente”.

    Para a ouvidora geral do Estado, Karla Júlia Marcelino, a cooperação técnica entre Governo e prefeituras municipais é mais um estímulo para que as ouvidorias municipais estruturem uma rede de ouvidorias intermunicipal, que permita a troca de informações e intercâmbio de experiências na área de ouvidoria pública.