Governo adota trabalho da Rede de Ouvidorias em monitoramento estratégico

Data de Publicação: 27/02/2019

     A partir do mês de novembro, o Governo do Estado incorporará informações trabalhadas pela Rede de Ouvidorias do Executivo às reuniões de monitoramento dos dez objetivos estratégicos. A informação foi divulgada pelo secretário de Articulação Social, Waldemar Borges durante o Seminário A Ouvidoria Pública: Instrumento de Participação e Controle Social e exemplifica a importância dada pela atual gestão ao serviço de ausculta popular feito pelas atuais 48 ouvidorias que integram a rede estadual.

     A ideia, segundo o secretário Waldemar Borges, é agregar ao monitoramento mensal realizado pelo governador Eduardo Campos e secretários aspectos importantes pontuados pelas ouvidorias, considerando ainda os principais temas demandados pela população em suas manifestações junto às ouvidorias centrais (secretaria) e setoriais (órgãos), realizando o cruzamento de dados com os objetivos estratégicos. “Isso reforça nossa visão de ouvidoria enquanto instrumento de controle social e de gestão. Ações de ausculta se tornam ações de Governo”, afirmou o secretário Waldemar Borges.

    Também presente ao seminário, o gerente geral de Desenvolvimento do Planejamento Estratégico da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Maurício Cruz, destacou a função estratégica das ouvidorias governamentais. “O trabalho realizado registra bons resultados de resposta aos cidadãos e vem servindo de insumo para melhorias na prestação de serviços à população”.

    A ouvidora geral do Estado, Karla Júlia Marcelino, também chamou a atenção para o trabalho coletivo que colocou Pernambuco entre os estados que mais vem investindo em Ouvidoria no Brasil. Em apenas um ano (08/09) a Rede do Governo do Estado registrou uma expansão de 108% .  “É um trabalho árduo, mas apaixonante pela perspectiva da Ouvidoria ser um canal de acesso do cidadão à administração pública estadual”, lembrou.

    O Seminário A Ouvidoria Pública: Instrumento de Participação e Controle Social marcou as comemorações do primeiro ano de oficialização da Ouvidoria Geral do Estado. Reuniu na última quarta-feira, no Recife Praia Hotel, mais de cem ouvidores de Pernambuco e outros estados. Entre os presentes, a ouvidora geral da União, Eliana Pinto, e o presidente da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman, João Elias, destacaram o trabalho realizado pelo Governo.

    O desempenho das ouvidorias do Governo do Estado também é sistematicamente aferido junto aos cidadãos-usuários. Entre outubro de 2008 e novembro de 2009, 8.552 pessoas responderam à pesquisa de satisfação da Rede de Ouvidorias. Do total, 66,80% se disseram plenamente satisfeitos com o atendimento realizado. Pelo menos 60,82% consideraram o trabalho das ouvidorias como muito importante e rápido (61,01%), fazendo com que 97 17% se mostrassem dispostos a voltar a usar a Rede em caso de necessidade.

    A Ouvidoria Geral do Estado é vinculada à Secretaria de Articulação Social do Estado. Coordena a Rede de Ouvidorias monitorando a qualidade do serviço, executando ações de capacitação e profissionalização das equipes, além de dar suporte na implantação de novas unidades. Seus serviços podem ser acessados através do 0800.281.2099, pela internet (www.ouvidoria.pe.gov.br, ouvidoria@seas.pe.gov.br) ou presencialmente (Rua Vigário Tenório, 213, Bairro do Recife), de segunda a sexta, das 8h às 18h.