A ouvidora geral do Estado, Karla Júlia Marcelino, os ouvidores Clóvis Romildo de Santana (Escola Politécnica), Germana de Melo Alves (Secretaria de Planejamento e Gestão) e Chussy Karlla Souza Antunes (Secretaria de Desenvolvimento Econômico) são os primeiros ouvidores públicos pernambucanos aprovados em exame de certificação nacional de Ouvidoria. Eles participaram do curso “A Ouvidoria/Ombudsman nas Organizações”, promovido pela Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (seção Rio de Janeiro). A capacitação contou com a participação de 35 ouvidores de instituições públicas e privadas de todo o Brasil.
A certificação em Ouvidoria é uma comprovação da qualidade técnica do profissional que atua na área. Para o secretário especial de Articulação Social, Waldemar Borges, que tem a Ouvidoria Geral do Estado vinculada à pasta, os quatro ouvidores pernambucanos aprovados devem ser parabenizados também pelo pioneirismo de buscar a avaliação externa. “Essa é mais uma etapa do processo contínuo que os ouvidores vivem com o objetivo de melhorar o serviço prestado à população”, assegurou.
Para a ouvidora Geral do Estado, a certificação conquistada é motivo de grande alegria. “A certificação foi uma ação pioneira em âmbito nacional e o êxito obtido pelos pernambucanos atesta a qualidade técnica do processo de capacitação vivenciada pela atual Rede de Ouvidores do Executivo estadual”, afirmou Karla Júlia Marcelino. A partir do bom resultado alcançado pelos pernambucanos inscritos e aprovados, a intenção é estimular a participação de novos ouvidores em processos futuros.
A Ouvidoria Geral do Estado é responsável pela coordenação da Rede de Ouvidorias do Governo de Pernambuco – hoje formada por 48 ouvidorias centrais (secretarias) e setoriais (órgãos). Essa coordenação implica no acompanhamento de todas as demandas encaminhadas pela população às diversas ouvidorias, a efetiva resposta ao cidadão, avaliação da qualidade e eficiência do trabalho executado pela Rede, capacitação técnica do pessoal envolvido e suporte na implantação de novas ouvidorias.
O trabalho realizado pelo Governo de Pernambuco na área de Ouvidorias vem sendo referência no Estado para diversos municípios interessados em implantar canais semelhantes de comunicação entre a população e Governo. A Ouvidoria Geral do Estado, em parceira com a Escola de Governo (Secretaria de Administração) preparam curso voltado para gestores municipais com a intenção de estimular a criação de novas ouvidorias públicas em Pernambuco.
Considerada como ação prioritária pelo governador Eduardo Campos, o sistema de ouvidorias é um eficiente instrumento de controle social uma vez que assegura ao cidadão condições para reclamar, denunciar, sugerir mudanças e buscar informações sobre todos os serviços prestados pelo Governo. Até o final de 2010, toda a administração pública estadual (direta e indireta) contará com ouvidorias para o atendimento ao público.
A Ouvidoria Geral do Estado, vinculada à Secretaria Especial de Articulação Social, funciona das 8h às 18h no térreo da Secretaria (Rua Vigário Tenório, 213, Bairro do Recife. O atendimento ao público também é feito através do telefone 0800.2812900 (ligação gratuita), pelo e-mail ouvidoria@seas.pe.gov.br ou através do site www.ouvidoria.pe.gov.br.