
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) vai capacitar nesta segunda-feira (06/04) 20 profissionais que vão trabalhar nas 11 regionais de saúde e em dois hospitais da Região Metropolitana do Recife (Getúlio Vargas e Jaboatão Prazeres). Os interlocutores, como são chamados, fazem parte de um projeto de expansão da rede de Ouvidoria, que irá procurar melhorar o fluxo de informação entre o gestor e a população.
O treinamento será realizado pela manhã, na Ouvidoria Geral do Estado, que fica no bairro do Recife, e à tarde, na Ouvidoria Central de Saúde. Entre os assuntos a serem abordados pela capacitação, que começará às 8h30 da manhã, está o conceito e a missão da Ouvidoria, o fluxograma interno das demandas e o modelo de relatórios a serem produzidos pelos profissionais. Karla Júlia, ouvidora geral do Estado, e Jadiel de Souza, ouvidor central da Saúde, irão ministrar o curso até a próxima quarta-feira (08/04).
Todo o conteúdo das palestras está voltado para que os interlocutores aprendam a desempenhar seu serviço com competência. “Eles terão o papel de encaminhar para o gestor a demanda que recebemos aqui, na Ouvidoria Central da Saúde. Uma vez feito esse procedimento, o gestor poderá resolver os problemas e se sentir mais perto da população”, explica Nicéa Branco, coordenadora da Ouvidoria. “Com isso, acreditamos que o serviço pode melhorar, porque os pontos fracos dos serviços poderão ser apontados e o gestor também poderá ter um mapeamento da questão”, acrescenta.
“Podemos dizer que esse projeto é uma grande realização”, ressalta Nicéa Branco. Ela conta que existiam apenas dois interlocutores: um na regional de saúde de Limoeiro e outro na de Arcoverde. “Lutamos muito para conseguir implantar os núcleos em todas as gerências regionais de saúde, assim como para reunir todas essas pessoas”, disse.
Fonte: Portal do Governo de Pernambuco (06.04.09)