Debate marca comemorações do Dia do Ouvidor em Pernambuco

Data de Publicação: 27/02/2019

     Um momento de celebração e ao mesmo tempo de reflexão. Foi considerando essas duas condicionantes que a Ouvidoria Geral do Estado comemorou, em 16 de março, o Dia do Ouvidor. Com a presença de ouvidores que integram a Rede do Governo do Estado e de convidados, o debate “Ouvidoria Pública, Avanços e Desafios em Pernambuco” avaliou cenários, avanços alcançados e metas que deverão ser atingidas até 2010 – quando toda a administração pública estadual (direta e indireta) deverá contar com ouvidorias para o atendimento ao público.

     O evento foi aberto pelo secretário especial de Articulação Social de Pernambuco, Waldemar Borges – a quem cabe, junto a Ouvidoria Geral do Estado, coordenar o processo de implantação do sistema de ouvidorias em toda a estrutura do Executivo. O secretário parabenizou a Rede pelo padrão de qualidade e destacou a importância do trabalho gerencial das Ouvidorias, ao proporem ações de melhoria para as suas secretarias e órgãos a partir das manifestações recebidas dos cidadãos e servidores públicos estaduais. “No Dia do Ouvidor a gente constata muitos avanços, mas é importante destacarmos o fator humano. Apesar da tecnologia, sem o ser humano, e sua sensibilidade de ouvir, pouca coisa aconteceria”, assegurou Waldemar Borges.

     O encontro, realizado no auditório da Secretaria da Fazenda, contou ainda com a participação da coordenadora da Escola de Governo, Marilene Borges, da representante da Ouvidoria do Tribunal de Justiça Marcela Farias e da presidente da seccional pernambucana da Associação Brasileira de Ouvidores (ABO), Zélia Martiniano. Em seus depoimentos, Marilene Borges e Zélia Martiniano pontuaram avanços registrados em Pernambuco com a institucionalização das Ouvidorias e a expansão da Rede do Governo do Estado. “Cada vez que a sociedade se torna mais consciente de sua cidadania, mais os ouvidores são demandados. Isso é muito importante”, afirmou Marilene Borges.

     O debate foi coordenado pela ouvidora geral do Estado, Karla Júlia Marcelino, que destacou a importância do trabalho de ouvidoria enquanto instrumento de gestão e de controle social. Durante o encontro, Karla Júlia fez uma retrospectiva das ações  realizadas para a consolidação de uma rede composta atualmente por 46 ouvidorias centrais (secretarias) e setoriais (órgãos). O processo de expansão da Rede de Ouvidorias do Governo do Estado acontece em ritmo acelerado. Nos últimos seis meses, por exemplo, o crescimento alcançado foi de cem por cento, assegurando aos cidadãos canais de comunicação para o encaminhamento das mais diversas demandas.

     O evento foi finalizado com uma confraternização onde os participantes receberam certificados e brindes.