Ouvidoria Geral do Estado apresenta resultados da consultoria para o HEMOPE

Data de Publicação: 27/07/2021

Nesta terça-feira (27), a Ouvidoria-Geral do Estado apresentou à Presidência da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (HEMOPE), os resultados de consultoria realizada na atuação da sua Ouvidoria. O objetivo do trabalho é aperfeiçoar o funcionamento da Ouvidoria do HEMOPE, contribuindo com a melhoria dos serviços públicos, o incremento da transparência pública e o fomento ao controle social, além de promover um ambiente de compartilhamento e incentivo à utilização de boas práticas para melhoria dos procedimentos em ouvidoria.

Na oportunidade, o HEMOPE apresentou plano de melhorias com o intuito de potencializar os resultados de sua Ouvidoria, que será acompanhado pela Ouvidoria-Geral do Estado. “Nesse trabalho, a OGE analisou de maneira mais detalhada o desempenho da ouvidoria e comportamento da sua demanda, apresentando um diagnóstico inicial, a partir do qual a Ouvidoria do HEMOPE levantou ações de melhoria com o apoio da presidência. A ideia é que essa seja a primeira entrega e que, em parceria, outras análises sejam realizadas”, destacou a Diretora da Ouvidoria Geral do Estado, Elisa Andrade, presente na ocasião.

Sobre a atuação da Ouvidoria no encontro, o assessor Técnico da Secretaria da Controladoria Geral do Estado, Rodrigo Chagas, comentou. “Hoje a SCGE, através da equipe da Ouvidoria Geral do Estado, deu outro importante passo na consolidação do desempenho das ouvidorias da rede estadual. Em parceria com o HEMOPE, os servidores da SCGE apresentaram um diagnóstico do desempenho da Ouvidoria do órgão nos últimos anos, ressaltando e reconhecendo as boas práticas, bem como sugerindo pontos de melhoria no desempenho, no acolhimento das manifestações de usuários e servidores”, pontuou o gestor que também esteve na visita.

Na reunião, estiveram presentes por parte do HEMOPE Gessyanne Vale Paulino , Diretora presidente, a Ouvidora Maria de Fátima Patu, Jorge Alberto Rodrigues de Araújo, Gestor de tecnologia, Maristela Dantas, da Unidade de Conhecimento, Bruna Pontes, Diretora da Hematologia, Dâmaris Stenes, Supervisora da coleta do doador, Simone Pedroso, assistente social da Ouvidoria, e Richard Fernandes, Assistente da Ouvidoria. Já representando a Ouvidoria-Geral do Estado, além do assessor técnico Rodrigo Chagas e Elisa Andrade, Diretora da Ouvidoria-Geral do Estado, estiveram presentes Maria Luiza Trindade, coordenadora da Rede de Ouvidorias, e Isis Andrade gestora governamental de controle interno.

Sobre o encontro, o assessor Técnico da Secretaria da Controladoria Geral do Estado também destacou. “As ouvidorias são, sem dúvida, poderosos instrumentos de participação e controle social. Fortalecê-las, além de ser papel institucional da SCGE, é um valor indelével da secretaria. É, realmente, um processo de construção coletiva, e isso foi o que vimos hoje no HEMOPE”, concluiu.