Covid-19: OGE orienta população sobre o plano de retomada da economia

Data de Publicação: 06/06/2020

A Ouvidoria-Geral do Estado (OGE) está disponibilizando seus canais de atendimento para orientar e esclarecer a população sobre o “Plano de Monitoramento e Convivência com a Covid-19”, que determina a retomada gradual e planejada das atividades econômicas em todo o Estado. De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, as equipes atenderão aos chamados recebidos pelo número 162 (ligação gratuita de telefone fixo e celular). Também é possível tirar as dúvidas por meio do site da OGE (www.ouvidoria.pe.gov.br) e pelo e-mail (ouvidoria@ouvidoria.pe.gov.br). O prazo para resposta das dúvidas relacionadas ao decreto será de até 24 horas.

De acordo com a ouvidora-geral do Estado, Érika Lacet, os profissionais de teleatendimento da OGE receberam uma capacitação online da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC), quando a secretária-executiva Maíra Fisher explicou todos os pontos relacionados ao decreto que trata do processo de retomada dos setores da economia. “Existe um protocolo geral que todos precisam cumprir, mas também existem os específicos para cada atividade econômica. Conhecendo esses detalhes é possível orientar melhor os cidadãos”, comentou.

Vinculada à Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), a OGE vem atuando fortemente no sentido de atender a população, esclarecendo todas as dúvidas relacionadas às ações do Governo de Pernambuco no combate ao novo coronavírus desde o início da pandemia. “Esse é o canal de comunicação mais próximo entre a sociedade e o poder público. Temos uma atuação fundamental para promover esse controle social de forma eficiente e transparente”, avaliou Érika Lacet, também secretária da SCGE.

PLANO – O “Plano de Monitoramento e Convivência com a Covid-19” possui um cronograma que prevê como 32 setores terão as medidas restritivas flexibilizadas e como será a carga operacional deste retorno, que seguirá protocolos gerais e específicos para evitar a transmissão da doença. O ciclo de reabertura gradativa chegará à flexibilização total ao fim de um período de 11 semanas. O calendário, por sua vez, pode ser antecipado ou prorrogado, dependendo do comportamento da curva de contaminação. Todos os detalhes podem ser conferidos no site www.pecontracoronavirus.pe.gov.br.

QUARENTENA – Esta semana, a OGE divulgou o balanço final da quantidade de atendimentos referentes à quarentena nos municípios pernambucanos de Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Recife, São Lourenço da Mata e Camaragibe. No total, foram mais de 3,5 mil manifestações, com 83% delas resolvidas de imediato. Além disso, 96% dos contatos foram atendidos dentro do prazo máximo de 24 horas, seguindo orientação do Governo do Estado. O telefone 162 foi responsável por 91% da procura pelo serviço.