“Controladoria em Ação” realiza atividade na ETE Aderico Alves de Vasconcelos

Data de Publicação: 11/06/2019


“Cidadania e combate à corrupção” e “Controle da merenda escolar terceirizada” foram os temas das palestras promovidas dentro do Controladoria em Ação, nesta terça-feira, dia 11, na Escola Técnica Estadual (ETE) Aderico Alves de Vasconcelos, no centro da cidade de Goiana, Região Metropolitana do Recife. Registros de manifestações de ouvidoria também fizeram parte das atividades, que contou com a participação de aproximadamente 400 pessoas, entre alunos, professores e gestores escolar.

Inserido na programação do mês de junho da Escola de Controle Interno da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (ECI/SCGE), o programa tem como principal objetivo aproximar a sociedade da administração pública estadual por meio, especialmente, da ouvidoria ativa e do fomento ao controle social. Nesse primeiro momento, em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes (SEE), seis escolas do Recife e Região Metropolitana foram escolhidas para receber a iniciativa.

Na ETE Aderico Alves de Vasconcelos, os servidores Luciana Silva e Isis Andrade, da Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão, vinculada à Diretoria da Ouvidoria-Geral (DOGE/SCGE); e Karlos Aragão, chefe da Unidade de Promoção da Qualidade do Gasto da SCGE; estiveram à frente das atividades que aconteceu em dois turnos: manhã, das 10h às 11h; e tarde, das 13h às 14h.

TESTE – Aproveitando a temática de combate à corrupção, a SCGE preparou um teste surpresa para tentar identificar o nível de honestidade dos estudantes da Aderico Alves de Vasconcelos. Bombons foram colocados numa área de circulação da escola e afixado um cartaz para que os próprios alunos peguem e paguem o produto, sem intermediários. Não tem vendedor, nem câmera vigiando. É só pegar e depositar o dinheiro na caixa que estará ao lado. A contabilização do que foi vendido e do que foi arrecadado foi apresentada aos próprios estudantes durante a atividade.

CRONOGRAMA – O “Controladoria em Ação” teve início no dia 22 de maio. A primeira unidade de ensino contemplada foi a EREM Professor Alfredo Freyre, no bairro de Água Fria. Na última terça-feira, dia 04, o projeto foi realizado na EREM Professor Trajano de Mendonça. Até o mês de setembro, o “Controladoria em Ação” será levado para outras três escolas da rede estadual de ensino. São elas: ETE Governador Eduardo Campos (Centro/São Lourenço da Mata), dia 08/08; ETE Jurandir Bezerra Lins (Centro/Igarassu), dia 14/08; e EREM Edson Moury Fernandes (Muribeca/Jaboatão dos Guararapes), dia 10/09.