Ouvidoria-Geral do Estado: oito anos de eficiência

Data de Publicação: 08/03/2019

Estado (OGE) chega ao seu oitavo ano e se firma como um grande instrumento de cidadania, oferecendo um atendimento de excelência.

Este ano, foram cerca de 60 mil manifestações, alcançando um percentual de resolutividade (quantitativo de demandas respondidas) de mais de 85%. Através do telefone (162) ou dos sites www.ouvidoria.pe.gov.br ou www.scge.pe.gov.br, o cidadão pode solicitar informações e fazer denúncias, reclamações, elogios e sugestões.

A OGE, que sempre ocupou uma posição de destaque no País, alcançou o percentual de 95% de certificação da rede de ouvidores, o que atesta a eficiência desta ferramenta de participação da gestão pública. Hoje, a rede é composta por 60 ouvidorias, que são coordenadas pela Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE). Para comemorar a data, os ouvidores da Rede Estadual e convidados, reuniram-se na última sexta-feira (14), no auditório da SCGE, para receber os certificados da Associação Brasileira de Ouvidores (ABO).

Na ocasião, o secretário da Controladoria-Geral e Ouvidor-Geral do Estado, Ruy Bezerra, destacou o compromisso do Governo do Estado com a Ouvidoria. “É através da Rede de Ouvidorias que o cidadão pode exercer seu direito e contribuir de forma direta com a melhoria da gestão e dos serviços oferecidos à sociedade.

O Governo trabalha com uma gestão participativa e transformadora e para isso precisa manter um diálogo permanente com a população”, ressaltou. Ainda de acordo com Ruy Bezerra, aperfeiçoar a qualidade desse serviço é uma das diretrizes do Governo Paulo Câmara.

CERTIFICAÇÃO – A Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO) é a entidade responsável por certificar os ouvidores do País, e tem por “objetivo estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil”. No caso de Pernambuco, a certificação atende ainda ao Decreto no 39.675, de agosto de 2013, que estabelece os requisitos para o exercício da função de ouvidor no âmbito do Poder Executivo Estadual.