Ouvidoria-Geral do Estado completa oito anos

Data de Publicação: 08/03/2019

Este ano, foram cerca de 60 mil manifestações, alcançando um percentual de resolutividade (quantitativo de demandas respondidas) de mais de 85%

A Ouvidoria-Geral do Estado (OGE) chega aos oito anos com um atendimento de excelência e se firmando como um grande instrumento de cidadania. Este ano, foram cerca de 60 mil manifestações, alcançando um percentual de resolutividade (quantitativo de demandas respondidas) de mais de 85%. Através do telefone (162) ou da internet, nos sites www.ouvidoria.pe.gov.br ou www.scge.pe.gov.br, o cidadão pode solicitar informações, fazer denúncias, reclamações, elogios e sugestões.

Além disso, a OGE, que sempre ocupou uma posição de destaque no país, alcançou o percentual de 95% de certificação da rede de ouvidores, o que atesta a eficiência desta ferramenta de participação da gestão pública. Hoje, a rede é composta por 60 ouvidorias, que são coordenadas pela Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), através da OGE. A data foi comemorada nesta sexta-feira (14.10), 9h, no auditório da SCGE. Na ocasião, os ouvidores receberam os certificados da Associação Brasileira de Ouvidores (ABO).

O Secretário da Controladoria-Geral e Ouvidor-Geral do Estado, Ruy Bezerra, destaca o compromisso do Governo com a Ouvidoria, uma vez que este é considerado o principal canal de comunicação da gestão com a sociedade. É através da Rede de Ouvidorias que o cidadão pode exercer seu direito e contribuir de forma direta com a melhoria da gestão e dos serviços oferecidos à sociedade. O Governo trabalha com uma gestão participativa e transformadora e, para isso, precisa ouvir as necessidades e manter um diálogo permanente com a população, ressaltou.

Ainda de acordo com Ruy Bezerra, Pernambuco já dispõe de um serviço de ponta, e o aperfeiçoamento da qualidade desse serviço é uma das diretrizes do Governo Paulo Câmara. A certificação, por exemplo, contribui para a melhoria dos serviços prestados ao cidadão. É importante manter a rede atualizada, porque as demandas tendem a evoluir e a ouvidoria precisa estar capacitada para atender, completou.

A Diretora de Ouvidoria e Controle Social, Elisa Andrade, destaca que os ouvidores passam por uma capacitação continuada e a Ouvidoria-Geral acompanha diretamente a qualidade da resposta enviada ao cidadão. O resultado disso é um serviço efetivo e um atendimento humanizado. A dedicação e o comprometimento dos ouvidores é fundamental para o exercício pleno da cidadania pelo cidadão pernambucano por meio da Ouvidoria, comentou a diretora.

CERTIFICAÇÃO – A Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO) é a entidade responsável por certificar os ouvidores do país, e tem por objetivo estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil. No caso de Pernambuco, a certificação atende ainda ao Decreto nº 39.675, de agosto de 2013, que estabelece os requisitos para o exercício da função de ouvidor no âmbito do Poder Executivo Estadual.