A Ouvidoria de Pernambuco fechou o ano de 2013 com um saldo positivo de suas atividades. Ao longo do ano, foram recebidas um total de 5.308 manifestações, sendo 35,30% reclamações, 23,34% solicitações, 19,41% denúncias, 14,25% informações, 4,42% sugestões e 3,28% elogios.
Também foi realizada uma pesquisa de satisfação, que apontou que 95,05% dos cidadãos que acessaram a Ouvidoria do Estado voltariam a usar essa ferramenta. Em relação a reutilização de serviços da ouvidoria, 92,92% afirmaram que reutilizariam os serviços, caso necessitassem; 55,49% consideram importante tais serviços e 42,86% acham importante o trabalho da Ouvidoria do Estado. No quesito eficiência, 58,42% disseram se tratar de um serviço rápido. Em relação a origem de informação a respeito da OE, 40,11% afirmaram tomar conhecimento do trabalho pela internet.
A Rede de Ouvidorias de Pernambuco conta com 64 ouvidorias centrais, coordenadas pela Ouvidoria do Estado, sendo referencia nacional. Dentre os trabalhos realizados, está também a atuação na Lei de Acesso à Informação, através da transparência passiva, já que absolveu as atribuições do Serviços de Informação ao Cidadão (SIC).
A Rede de Ouvidorias vêm ampliando o seu nível de qualidade do atendimento à medida que aprimora os seus procedimentos técnicos e aprofunda o seu nível de capacitação e compreensão do papel da ouvidoria enquanto instrumento de gestão, afirmou a gerente de ouvidoria, Karla Júlia Marcelino.
Ações realizadas pela Ouvidoria do Estado em 2013:
02 Cursos de Implantação e Gestão de Ouvidoria
01 Oficina sobre Relatório Gerencial
01 Curso para Certificação da Rede de Ouvidorias
19 palestras que versaram sobre os temas: Assédio Moral e o papel das Ouvidorias, Ouvidoria na Bi-função Controle Interno e Controle Social, LAI, Atuação da Ouvidoria na Copa, Competências das Ouvidorias
13 Treinamentos sobre a LAI
08 Reuniões de Monitoramento com a Rede de Ouvidores
47 Relatórios Gerenciais.
Balanço 2013 da Ouvidoria de Pernambuco
Data de Publicação: 08/03/2019