Ouvidoria do Estado participa de debate na assembleia legislativa de Pernambuco

Data de Publicação: 01/03/2019

A situação das pessoas que apresentam indicadores de altas habilidades, ou superdotados, foi debatida, no dia 16 de outubro, pela Comissão de Cidadania da Assembleia Legislativa. A solicitação foi da presidente do Instituto Scientia de Pernambuco, Vera Borges. A entidade realiza palestras nas universidades, livrarias e congressos, sensibilizando a sociedade a respeito do tema.

De acordo com Vera Borges, crianças e adolescentes com altas habilidades passam por diversos tipos de problemas, principalmente nas escolas, que, segundo ela, não estão preparadas para lidar com os jovens, também conhecidos como talentos criativos. Vera explicou que os gestores das unidades de ensino querem soluções institucionais padronizadas e aí há a tentativa de desconstruir o que os pais estão orientando.

A audiência foi presidida pelo deputado Manoel Santos, do PT, e contou com a participação da gerente de Ouvidoria de Pernambuco, Karla Júlia Marcelino. O presidente da Associação de Pais e Amigos para Apoio ao Talento, Clemir Queiroga, que também integra o Conselho Brasileiro para Superdotação, pontuou os conflitos nas relações escolares, devido ao despreparo intelectual e emocional dos profissionais, coerção, violência psicológica, utilização de medicamentos desnecessários, constrangimento e humilhação contra os pais.

Karla Júlia destacou que denúncias ou sugestões sobre o assunto podem ser feitas por meio do site www.ouvidoria.pe.gov.br e do e-mail ouvidoria@ouvidoria.pe.gov.br ou pelo telefone 0800.2812900.