
A Ouvidoria Geral do Estado visitou em 22.04.2013 a Fundação de Atendimento Socioeducativo – FUNASE e foi recepcionada pelo presidente da Instituição Senhor Eutácio Borges Filho. Na ocasião, a ouvidora geral do Estado, Karla Júlia Marcelino propôs a Eutácio, que o Ouvidor da Funase atuasse como agente multiplicador do Programa de Agenda Ambiental na Administração Pública, conforme acordado na reunião de monitoramento da Rede de Ouvidorias ocorrida em 27.03.2013 (no auditório da Controladoria), o referido programa da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade tem a frente como gestor, Cristiano Carrilho.
O ouvidor, Jaime Melo promoverá até o mês de julho um evento na sua Fundação sobre essa temática.
Segundo o Ministério do Meio Ambiente:
A A3P surgiu em 1999 e em 2001 foi criado o Programa Agenda Ambiental na Administração Pública. Em 2002, a A3P foi reconhecida pela UNESCO devido à relevância do trabalho desempenhado e dos resultados positivos obtidos ao longo do seu desenvolvimento, ganhando o prêmio “O melhor dos exemplos” na categoria Meio Ambiente.
No Estado de Pernambuco este Programa está sob a coordenação da SEMAS e tem como principais objetivos, disseminar entre os servidores públicos a consciência ambiental; dar combate a todas as formas de desperdício de recursos naturais; gerir adequadamente os resíduos e incluir critérios socioambientais nos investimentos, compras e contratações dos órgãos do Estado.
Karla Júlia, também solicitou que ouvidor da Funase, escrevesse um “Case” no qual constasse o trabalho da Ouvidoria Itinerante que vem realizando junto às suas Unidades de Atendimento, devendo esse Case ser divulgado no site da Ouvidoria Geral do Estado. A Ouvidora Geral colocou-se à disposição daquela Fundação para realizar palestras sobre temas que divulgassem a Importância e Papel da Ouvidoria, Ética no Serviço Público e Assédio Moral.
Por: Karla Júlia Marcelino e Izabela Mendes
Fonte: Ministério do Meio Ambiente e Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade- PE.