Semanas de Direitos Humanos leva Ações de cidadania para a Região do Agreste Meridional do Estado

Data de Publicação: 01/03/2019
Depois de passar pelo Sertão do Araripe entre dos 18 a 22 de março, A Ouvidoria da Secretaria de Desenvolvimento Direitos Humanos e Equipes da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos – SEJUDH chega ao Agreste Meridional com ações de saúde e orientação jurídica em presídios; emissão de documentos em aldeia indígena, quilombo e assentamento; combate à violência contra a pessoa idosa; e combate à Homofobia.

Começa, nesta segunda-feira, 08, no Agreste Meridional do Estado, a Semana de Direitos Humanos, que vai promover 48 ações em 08 municípios da região levando serviços de saúde e cidadania para a população. O evento é realizado pela Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, SEJUDH, sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, SEDSDH.
Em Buíque, as atividades desta segunda vão se concentrar na Colônia Penal Feminina, a partir das 13h, onde Patronato Penitenciário levará apresentação de Arte-Educadores sobre o tema “Saúde da Mulher; orientações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis, DST/AIDS; orientação odontológica, com avaliações e encaminhamentos; exames preventivos e orientações sobre o auto-exame de mamas; além de apresentação do curta: Acorda Raimundo, que busca uma reflexão sobre as relações de gênero. Ainda mesma Unidade, na quarta-feira, 10, será promovida pela Ouvidoria Itinerante de Direitos Humanos e do Sistema Penitenciário em parceria com o Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura, MEPCT a partir das 9h a Oficina: “Direitos da Mulher Presa”, com intuito de disseminar os direitos e deveres das mesmas a partir de apresentação e disponibilização da Cartilha da Mulher Presa, produzidas e fornecidas em pelo Conselho Nacional de Justiça CNJ – Poder Judiciário.

Já em Águas Belas, o Centro Estadual de Combate à Homofobia, CECH, realiza oficina sobre “Assistência Social e Cidadania LGBT”, no Espaço Nordeste, às 14h; e apresentação do espetáculo “Priscillas”: um grito contra a Homofobia, na Academia da Cidade, às 20h.
Na terça-feira, 09, em Garanhuns, as atividades da Ouvidoria Itinerante de Direitos Humanos e do Sistema Penitenciário e MEPCT serão no Centro de Atendimento Socioeducativo – CASE/CENIP, administrado pela Fundação de Atendimento Socioeducativo FUNASE a partir das 9h, onde a Equipe promoverá uma roda de diálogo junto aos gestores da unidade e ainda trabalho de sensibilização da educação voltada para os direitos Humanos.

Em Canhotinho, na quinta-feira, 11, será promovido pela Ouvidoria Itinerante também em parceria com o MEPCT a Oficina: “Direitos e Deveres da Pessoa Presa”, com intuito de disseminar os direitos e deveres dos Reeducandos a
partir de apresentação e disponibilização da Cartilha da Pessoa Presa, produzidas e fornecidas em pelo Conselho Nacional de Justiça CNJ – Poder Judiciário.

As atividades da Semana de Direitos Humanos seguem até o dia 12 deste mês e vão contemplar, ainda, as cidades de: Itaíba, São Bento do Una, São João e Jupi. Estão programadas: Oficinas de Direitos Humanos em escolas estaduais; curso de Mediação de Conflitos com lideranças comunitárias; orientação sobre violência financeira contra a pessoa idosa; emissão de documentos em aldeia Fulni-ô, quilombo e assentamento; Oficina de Segurança Pública e Cidadania LGBT, com a Polícia Militar, além do Seminário Regional “Pernambuco pelos Direitos Humanos, que fecha a programação no dia 12 de abril (sexta-feira).”

Segundo o secretário executivo de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Moraes, o objetivo das semanas, que vão percorrer as 12 Regiões de Desenvolvimento do Estado, é interiorizar as ações da SEJUDH voltadas para a preservação dos direitos humanos e convivência com cidadania. A programação completa da Semana de Direitos Humanos pode ser conferida no site: www.sedsdh.pe.gov.br

Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos – SEJUDH
Assessoria de Imprensa

Pedro Pinheiro | Andréa Batista
Telefones: (81) 3183-3187

Ouvidoria da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e Sistema Penitenciário
Pessoalmente ou por correspondência

Sede da Ouvidoria SEDSDH: Rua da Benfica, 133 – Madalena – Recife/PE – CEP. 50.720-001.

Internet

www.sedsdh.pe.gov.br | ouvidoria@sedsdh.pe.gov.br

Telefone (Segunda a Sexta-Feira, das 8h às 17h – Exceto Feriados)

Ouvidoria SEDSDH: 0800-081-4421 / 3183-3183
Ouvidoria do Sistema Penitenciário – SERES: 3184-2226

Ouvidora Responsável

Cibele Flávia Santos Lopes
Ouvidora da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e Sistema Penitenciário