
Aconteceu hoje (27.03) no auditório da Secretaria da Controladoria, reunião com a Rede de Ouvidores, promovida pela Ouvidoria Geral do Estado. A reunião contou com a presença do Senhor Cristiano Carrilho, coordenador da A3P no Estado, vinculado a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS). Na ocasião, o coordenador lançou a proposta para os Ouvidores, atuarem como agentes multiplicadores deste Programa de Agenda Ambiental na Administração Pública.

A ouvidora geral do Estado, Karla Júlia Marcelino, propôs aos Ouvidores realizarem eventos sobre o tema “meio ambiente” em suas Organizações até o próximo mês de Julho. Na reunião, também foi apresentado pela ouvidora geral, o relatório de monitoramento do processo de implantação da Lei de Acesso à Informação – LAI por parte das Ouvidorias.
Segundo o Ministério do Meio Ambiente:
“A A3P surgiu em 1999 e em 2001 foi criado o Programa Agenda Ambiental na Administração Pública. Em 2002, a A3P foi reconhecida pela Unesco devido à relevância do trabalho desempenhado e dos resultados positivos obtidos ao longo do seu desenvolvimento, ganhando o prêmio “O melhor dos exemplos” na categoria Meio Ambiente.
Diante da sua importância, a A3P foi incluída no PPA 2004/2007 como ação integrante do programa de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis, tendo continuidade no PPA 2008/2011. Essa medida garantiu recursos que viabilizaram a implantação efetiva da A3P, tornando-a um referencial de sustentabilidade nas atividades públicas.
A partir de 2007, com a reestruturação do Ministério do Meio Ambiente, a A3P passou a integrar o Departamento de Cidadania e Responsabilidade Socioambiental – DCRS, da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental – SAIC.
Nesse novo arranjo institucional, a A3P foi fortalecida enquanto Agenda de Responsabilidade Socioambiental do Governo e passou a ser uma das principais ações para proposição e estabelecimento de um novo compromisso governamental ante as atividades da gestão pública, englobando critérios ambientais, sociais e econômicos a tais atividades.
Atualmente, o principal desafio da A3P é promover a Responsabilidade Socioambiental como política governamental, auxiliando na integração da agenda de crescimento econômico concomitantemente ao desenvolvimento sustentável”.
Por: Karla Júlia e Izabela Mendes
Fonte: Ministério do Meio Ambiente www.mma.gov.br