A Ouvidoria Geral do Estado – OGE promoveu um evento em 30.11.2012 para capacitar a Rede de Ouvidorias de Pernambuco nas novas ferramentas G-CON Móbile e Redes Sociais e ampliar o seu uso. A abertura foi realizada pela ouvidora geral do Estado, Karla Júlia Marcelino que iniciou a apresentação demonstrando muito entusiasmo “é mais um projeto inovador que foi desenvolvido para disseminar a cultura de Ouvidoria e possibilitar que o cidadão exerça a cidadania, o Governo do Estado está investindo em novas tecnologias e essa iniciativa trouxe ganhos para toda a sociedade. É uma tendência em âmbito nacional das Ouvidorias públicas se inserirem nas redes sociais, disseminando informações estratégicas para o cidadão usuário do serviço público ”.
A ATI também esteve presente no encontro, sendo representada pelo gerente de arquitetura de sistemas de informação do Governo, Antonio Oliveira que apresentou as inovações disponibilizadas no Site da OGE, e integração do site com a página do Facebook, do Twitter e do Orkut. Na oportunidade também orientou como esses canais devem ser utilizado pelos Ouvidores e o quanto essas novas funcionalidades pode facilitar o intercâmbio de informações. A ouvidora geral do Estado, Karla Júlia Marcelino agradeceu a participação e acrescentou que a ATI vem sendo um parceiro fundamental para a estruturação e consolidação do sistema de Ouvidoria do Estado.
As novas funcionalidades desenvolvidas são ferramentas inovadoras que irão ampliar o canal de comunicação com o cidadão que recorre ao serviço. Fortalecendo ainda mais seu intercâmbio com a sociedade e com a rede de ouvidores. Trata-se do conceito de Cidadania Móvel. Para o gerente executivo, Jairo Almeida “essa iniciativa permite que a população possa entrar em contato com a Ouvidoria através de seus smartphones ou tablets, e possibilita que seus usuários possam registrar suas manifestações em qualquer hora e lugar, enriquecendo de detalhes suas solicitações, informações, denúncias ou elogios. Da mesma forma, os usuários podem acompanhar através de seus dispositivos móveis, o status de suas manifestações podendo, inclusive, responder a pesquisa de satisfação através desse meio”. As novas funcionalidades já estão disponíveis através do Site da OGE www.ouvidoria.pe.gov.br.
Por Izabela Mendes.

