
A Ouvidoria Geral do Estado (OGE) foi selecionada entre as 10 melhores do país e ganhou “Destaque Especial” na categoria Ouvidorias do Setor Público, no primeiro Prêmio de Ouvidorias do Brasil. A realização é da Associação Brasileira de Ouvidores (ABO) em conjunto com a Associação Brasileira das Relações Empresa-Cliente (Abrarec) e da Revista Consumidor Moderno. A solenidade de premiação ocorrerá dia 5 de setembro, durante o Congresso Nacional das Relações Empresa-Cliente (Conarec), no Hotel Transamérica, em São Paulo.
O objetivo do prêmio é reconhecer e valorizar as ouvidorias, seus profissionais e as instituições públicas e privadas que tenham se destacado por atuação, estruturação e características próprias à atividade na área. A Ouvidoria Geral do Estado concorreu apresentando o modelo de gestão aplicado em Pernambuco, que já virou referência para vários outros estados do Brasil. “Esse prêmio é um reconhecimento nacional do trabalho que a OGE vem realizando e chega para legitimar a atuação e importância da Ouvidoria no Estado em Pernambuco”, comemora a ouvidora geral do estado, Karla Júlia Marcelino.
Com a premiação, o órgão deverá atrair ainda mais interesse de outras ouvidorias, dentro e fora do estado. “Essa conquista vai projetar o trabalho da Ouvidoria e de Pernambuco, mostrando que nossa atividade não é apenas operacional, mas também propositiva, com foco no fortalecimento da cidadania”, ressalta Karla Júlia. Prova disso, são as publicações produzidas pela OGE, de forma pioneira, como a 1ª edição da Revista Científica e a Cartilha de Assédio Moral , primeiro informativo a trabalhar exclusivamente o tema na região.
Atualmente, a Ouvidoria Geral do Estado coordena uma Rede de 62 Ouvidorias Públicas, que recebem uma média mensal de 7.148mil manifestações, entre reclamações, denúncias, sugestões, informações, elogios e solicitações sobre o desempenho de secretarias e órgãos do Poder Executivo. Este sistema integrado tem como objetivo agilizar a resposta ao cidadão e melhorar a qualidade dos serviços prestados pelas instituições. A Rede de Ouvidorias do Poder Executivo foi a primeira e única rede de ouvidorias a ser certificada para executar a atividade no país. A certificação foi concluída ano passado, pela OGE, através da Secretaria de Articulação Social e Regional do Estado.