A Rede de Ouvidorias do Governo de Pernambuco apresentou um total de 50.025 atendimentos realizados de janeiro a junho de 2012, reafirmando o compromisso de assegurar o canal legitimo de manifestação e representação dos interesses dos cidadãos frente à administração pública, mantendo larga aprovação dos cidadãos que já recorreram ao serviço, acompanhado através do controle de qualidade que é feito através de pesquisas periódicas de satisfação realizadas junto aos usuários.
Dados do último levantamento indicam que 57,58% dos entrevistados ficaram satisfeitos com o atendimento prestado e 94,50% reutilizariam o serviço de Ouvidoria caso necessitassem. “Os resultados apresentados nesse relatório é fruto das ações que vem sendo desenvolvida para capacitar continuamente toda a equipe que integra essa grande rede, buscando sempre alcançar a excelência no atendimento prestado ao cidadão”, avalia a coordenadora de monitoramento da Ouvidoria Geral, Izabela Mendes.
Atualmente composta por 63 Ouvidorias Centrais (secretarias) e Setoriais (órgãos), e sob a coordenação da Ouvidoria Geral do Estado, a Rede pernambucana é hoje referência nacional. Para a ouvidora geral do Estado, Karla Júlia Marcelino “a Rede de Ouvidorias vêm ampliando o seu nível de qualidade do atendimento à medida que aprimora os seus procedimentos técnicos e aprofunda o seu nível de capacitação e compreensão do papel da Ouvidoria enquanto instrumento de gestão.
Os procedimentos técnicos são imprescindíveis para a padronização operacional das Ouvidorias. Porém, a compreensão do papel da Ouvidoria como instrumento de gestão possibilita uma ação mais estratégica junto à gestão, na medida em que do ponto de vista da avaliação dos cidadãos usuários dos serviços públicos, o ouvidor propõe ações de melhoria para o aprimoramento dos procedimentos internos e a própria qualidade do atendimento prestado no âmbito institucional.
Neste sentido a Rede de Ouvidorias de Pernambuco vem se destacando pelo ineditismo, estando à frente deste processo a Ouvidoria Geral do Estado de Pernambuco, a qual promoveu o lançamento da primeira Revista Científica na área de Ouvidoria, sendo hoje essa Rede a primeira do Brasil a ser certificada pela ABO Seccional de Pernambuco”.
Fonte: Sistema G-CON/Ouvidoria Geral do Estado de Pernambuco