OGE torna-se referência no tema Assédio Moral

Data de Publicação: 28/02/2019

No ano passado, a Ouvidoria Geral do Estado, em uma iniciativa pioneira, lançou em Pernambuco uma cartilha sobre o tema Assédio Moral, com o objetivo de esclarecer as características para identificar este tipo de abuso e trazer a público os males que essa prática pode causar dentro de uma empresa.  Devido a importância da abordagem, o assunto “Assédio Moral“ desperta o interesse das organizações públicas e privadas, que convidam a Ouvidoria Geral do Estado, responsável pela publicação, para ministrar palestras sobre o tema.

Foi o caso do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), que durante a 13ª Semana de Enfermagem colocou em discussão, na última semana (16.05), a temática e convidou a ouvidora geral do estado, Karla Júlia Marcelino para explanar sobre este tipo de assédio. “O clima organizacional reflete a atmosfera psicológica na qual os trabalhadores compartilham e vivenciam experiências no cotidiano profissional, influenciando diretamente na motivação e no compromisso desses trabalhadores”, escreveu a ouvidoria geral Karla Júlia, na cartilha. Na ocasião, foi firmado um Termo de Cooperação Técnica entre o Coren e a Secretaria de Articulação Social e Regional, onde está lotada a OGE. O objetivo é agilizar o fluxo de informações entre os órgãos e prestar um melhor atendimento o cidadão.

Para o mês de junho e julho mais duas palestras sobre Assédio Moral já estão programadas. A primeira será para os funcionários do Instituto Agrônomo de Pernambuco (IPA), no próximo dia 11 de junho, às 9h, durante Semana do Trabalhador. A próxima será para os servidores do Hemope, no dia 19 de julho, às 10h. Para solicitar a palestra, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Estado pelo telefone: 3181.3369. Quem quiser ter acesso à cartilha de Assédio Moral lançada pela OGE, pode baixá-la no site da OGE (www.ouvidoria.pe.gov.br).