Ouvidores do Estado comemoram o Dia do Ouvidor

Data de Publicação: 28/02/2019

A Ouvidoria Geral do Estado e a ABO seccional Pernambuco promoveram, na última sexta-feira (16.03) o Dia do Ouvidor, no auditório do Centro de Formação do Servidor Público – Cefospe. Autoridades e representantes de diversas ouvidorias do Estado estiveram presentes, numa manhã de confraternização e atualização profissional. O secretário executivo da Secretaria de Articulação Social e Regional, Marco Aurélio Mede iros fez a abertura do evento juntamente com a ouvidora geral do Estado Karla Júlia Marcelino.

 Destacando a importância da Rede de Ouvidores para o Estado e parabenizando a todos os presentes, Marco Aurélio Medeiros ressaltou o valor do profissional de “servir e ouvir quem mais precisa”. Karla Julia Marcelino, por sua vez, entregou um certificado assinado pelo secretario de Articulação Social e Regional Sileno Guedes, que não pôde estar presente, como forma de agradecimento aos palestrantes pela presença e parceria com a Ouvidoria Geral do Estado.

Em homenagem aos ouvidores, a ouvidora geral relembrou os principais momentos da Ouvidora Geral do Estado, desde sua criação, numa pequena retrospectiva de fotos que mostraram momentos importantes, como a criação, em 2008, e o lançamento de publicações importantes, com a primeira Revista Científica de Ouvidoria do Brasil e a primeira Cartilha sobre o tema de Assédio Moral. Uma a uma, as fotos dos ouvidores da Rede também foram exibidas, como forma de reconhecimento pela trabalho integrado realizado por todos.

Antes dar início à programação de palestras, foi assinado um convênio com as Prefeituras de Timbaúba e Igarassu, firmando uma cumplicidade nas informações que chegam aos municípios a respeito do Governo do Estado e vice-versa. Os convênios são firmados para que as manifestações possam ser direcionadas de forma correta e, consequentemente, as respostas cheguem de forma mais rápida ao cidadão. Desde o ano passado, já foram firmados Convênios com o Tribunal de Justiça de Pernambuco, o Tribunal de Contas do Estado (TCE), o Ministério Publico de Pernambuco (MPPE) e as Prefeituras Municipais de Afogados da Ingazeira e Salgueiro. A Ouvidoria Geral do Estado, através da Seart, também pretende assinar o mesmo convênio com as demais prefeituras do Estado e o Tribunal Regional Eleitoral.

Depois da assinatura dos documentos, o secretario Maurício Cruz (foto) deu início às palestra, abordando o tema o Papel da Ouvidoria nos Modelos de Gestão. Segundo ele, “o modelo de gestão é um conjunto de técnicas e procedimentos necessário a uma organização” . Trazendo outro assunto importante, a coordenadora da Ouvidoria do TCE Taciana Mota Silveira ministrou a palestra O Papel da Ouvidoria no Controle Social, fazendo reflexões sobre a ligação entre Ouvidoria e o controle social. “É necessário que surja mecanismos que faça uma participação popular dentro das vias públicas”, falou a coordenadora. Por último, o professor de Cardiologia do Procape, Wilson de Oliveira Jr., deu explicações sobre o bem estar da população e destacou a importância do tr atamento específico do paciente.

Após as apresentações, foi servido um coffe break para que os convidados, que aproveitaram o momento para confraternizar com o colegas de outros órgãos, trocando experiências e vivências da profissão.

A Rede – A Rede de Ouvidorias de Pernambuco é a primeira a ser certificada em âmbito nacional, enquanto que a Ouvidoria Geral do Estado vem se destacando no cenário nacional com ações inovadoras na área. Prova disso são as frequentes visitas de representantes de ouvidorias outros estados, a fim de conhecer o modelo aplicado em Pernambuco.