Dia do Ouvidor será comemorado nesta sexta-feira com palestras e assinatura de convênios

Data de Publicação: 28/02/2019

Nesta sexta-feira, 16 de março, é comemorado o Dia  do Ouvidor e, para celebrar a data, a Ouvidoria Geral do Estado junto com a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman Seccional de Pernambuco reúne ouvidores de todo o Estado no auditório do Centro de Formação do Servidor Público de Pernambuco – Cefospe, onde serão realizadas palestras e a assinatura de dois novos convênios para a rede. 

A abertura do evento será feita pelo secretário de Articulação Social e Regional (Seart) Sileno Guedes e a ouvidora geral do Estado Karla Júlia Marcelino, que ressaltará as conquistas que a Ouvidoria Geral do Estado obteve desde sua criação. Na ocasião, o secretário aproveita para firmar mais dois Convênios de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Articulação Social e Regional, através da Ouvidoria Geral do Estado, e as Prefeituras Municipais de Timbaúba e de Igarassu. O objetivo é agilizar o trânsito de informações entre as ouvidorias de cada órgão, facilitando que a resposta chegue mais rápido ao cidadão.

Durante toda a manhã, das 9h até 12h, as palestras apresentarão temas recorrentes do dia a dia do profissional que trabalha em ouvidoria. São eles: O Papel da Ouvidoria nos Modelos de Gestão, a ser ministrada pelo  secretário executivo da Secretaria de Planejamento, Maurício Cruz;  O Papel da Ouvidoria no Controle Social, apresentada pela coordenadora do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), Taciana Mota Silveira; e Humanização da Assistência Médica Tecnológica: Parceiros Oponentes, do professor do Procape, Wilson Oliveira.

Autoridades, estudiosos da área e representantes de ouvidorias privadas e de órgãos públicos estarão presentes. O deputado estadual Waldemar Borges, o secretário de Administração – Ricardo Dantas e o presidente da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI) Joaquim Costa estão entre os convidados. 

Dia do Ouvidor – Foi instituído em 2001, durante o VI Encontro Nacional de Ouvidores/Ombudsman, no Recife, por recomendação da Carta de Pernambuco assinada pelos membros da Associação Brasileira de Ouvidores (ABO). A data também é uma homenagem à criação da Associação Brasileira de Ouvidores, durante o 1º Encontro Nacional de Ouvidores, realizado na cidade de João Pessoa-PB, em março de 1995.