XIV Congresso Nacional de Ouvidores

Data de Publicação: 28/02/2019

Finalizando as atividades do ano de 2011, a Ouvidoria Geral do Estado marcou presença na XIV Congresso Nacional de Ouvidores/Ombudsman, realizado em São Paulo, durante os dias 16,17 e 18 de novembro de 2011. O tema discutido foi o Modelo Brasileiro de Ouvidoria, que teve como foco discutir a importância das ouvidorias e a integração através dos serviços prestados pelos órgãos.

Estiveram presente no evento, a Delegação Pernambucana de Ouvidores do Poder Executivo Estadual, da Associação Brasileira de Ouvidores (ABO) – realizadora do evento, ouvidores do meio público e privado e a ouvidora geral do Estado, Karla Júlia Marcelino.

Durante três dias de evento, 500 participantes puderam assistir a apresentações culturais que abriram e fecharam as atividades durante todo o congresso. A programação foi dividida em painéis, sendo apresentados no primeiro dia com temas: Modelo Brasileiro de Ouvidoria; A importância da Gestão no Instituto Ouvidoria; Modelos e Melhores Práticas de Ouvidorias no Brasil; E a realização de Oficinas fechando o primeiro dia.

O último dia foi reservado para o debate Ouvidores e Ouvidorias no Brasil que destacou a função da ouvidoria e sua atuação na capacitação e certificação. Além de lembrar as tendências e os desafios do órgão. Encerrando as atividades a ouvidora geral do Estado e vice – presidente da ABO, Karla Júlia Marcelino, fez as condecorações finais ressaltando os trabalhos e responsabilidades da ouvidoria para uma boa gestão, tanto pública como privada. Para exemplificar esse modelo, ela abordou o tema “Assédio Moral”, que pode ser identificado dentro do dia a dia no trabalho. O assunto foi foco de pesquisa da ouvidora-geral, que transformou cartilha inédita publicada no ano passado pela OGE, aprofundando o tema. A publicação foi entregue na solenidade junto com a Revista Cientifica, mostrando o resultado do trabalho realizado em Pernambuco.