Ouvidoria do HGV comemora 3 anos

Data de Publicação: 28/02/2019

Com o papel de mediar situações emergenciais e de conflitos, emitir dados de pesquisas e relatórios, ser instrumento de disseminação de informações em saúde e estimular práticas que ampliem o acesso dos usuários do sistema, entre outras funções, a Ouvidoria do Hospital Getúlio Vargas (HGV), localizado no bairro do Cordeiro, no Recife, comemorou nessa segunda-feira (05/12) três anos de funcionamento.

Ontem, a data contou com palestras da ouvidora geral do Estado, Karla Julia Marcelino, que falou sobre o tema “Refletindo sobre meu atendimento ao usuário interno e externo”, do superintendente de Ouvidoria da SES, Jadiael Alexandre, e da ouvidora do HGV, Lucenilda Marques, que foi pioneira no trabalho em 2008. “Eu trouxe um histórico que contempla dados de 2008 a 2011, ressaltando a importância da particiapação e da parceria com o cidadão. É a população que traz para nós os indicadores que vão contribiur para melhorar a qualidade do atendimento”, disse Lucenilda. O evento aconteceu no auditório Newton Pedrosa, às 9h.

Segundo ela, o crescimento apresentado (em 2008 foram registradas 11 demandas e, em 2011, 400, resultando num total de 884 atendimentos) se deu pela facilitação do acesso, e, principalmente, pela conscientização da importância do trabalho da Ouvidoria para a população. “Afinal, fazemos a intermediação com os gestores. Somos facilitadores”, concluiu Lucenilda. Cerca de 60 pessoas participaram do evento, incluindo servidores, gestores, gerentes, representantes da ouvidoria privada do Real Hospital Português, do município de Olinda e da Escola Superior de Relações Públicas (Esurp).

Atualmente, a ouvidoria do HGV ocupa uma sala no ambulatório térreo e recebeu equipamentos de informática do Ministério da Saúde. Conta com equipe treinada e participação na revista científica da rede de ouvidorias do Estado de Pernambuco. Para entrar em contato, o usuário pode ir diretamente ao setor de atendimento, de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Também pode entrar em contato através do e-mail ouvidoria.hgv@saude.pe.gov.br ou do telefone 3184-5836.