Perpart recebe palestra sobre Assédio Moral

Data de Publicação: 28/02/2019
Por Simone Medeiros
Assessora de imprensa da Pepart

Nessa segunda-feira (31), o auditório da Pernambuco Participações e Investimentos S/A, Perpart, recebeu palestra da responsável pela Ouvidoria Geral do Estado (OGE), Karla Júlia Marcelino. Com o tema “A importância do papel da ouvidoria”, a servidora abordou conceitos, destacou a utilidade, numerou vantagens e apresentou as recentes conquistas da rede de ouvidorias composta pelos órgãos públicos ligados ao Governo de Pernambuco.

“Ao todo, são 61 ouvidorias que, juntas, formam a primeira rede de ouvidorias do Brasil a receber a certificação emitida pela Associação Brasileira de Ouvidores, a ABO. Isso demonstra a alavancada qualitativa que demos dentro da esfera pública”, explicou Karla Júlia.

Ainda segundo ela, a ouvidoria, além de simplificar o acesso da população à empresa, permite, internamente, uma análise sistêmica da ocorrência de problemas com imediata implantação de soluções e melhoria da imagem da organização perante a sociedade. “Através da ouvidoria resgatamos a eficiência do serviço público e a confiança da população”, complementou.

A palestra foi uma ação da Ouvidoria Perpart e teve como proposta a disseminação da cultura de utilização do canal da ouvidoria internamente. A abertura e o fechamento do evento que reuniu cerca de 30 servidores, foi realizada pelo presidente da empresa, Rodrigo Amaro, que destacou: “Como empresa do setor público sabemos que o nosso trabalho resulta, diretamente, no benefício da população pernambucana e a ouvidoria é um instrumento de gestão essencial para recebermos esse retorno sobre os serviços prestados por nossa empresa”.

Amaro aproveitou o espaço para comentar das recentes conquistas dos primeiros dez meses da gestão, entre elas a diminuição de passivos das incorporadas, os resultados exitosos da utilização de ferramentas de gestão no planejamento estratégico, a implantação de um sistema de controle interno, a migração de mais de cem estações de trabalho para o Linux e a atuação persistente e resolutiva da diretoria no enfrentamento de problemas da empresa.

O ouvidor da Perpart, Eli Colaço, ressaltou a importância do espaço: “Essa ouvidoria sente-se motivada em propor atividades e ações desse teor pelo apoio que recebe da diretoria e da OGE. Além disso é um desafio constante manter aberto esse diálogo com os públicos interno e externo da empresa”.

PÚBLICO – Entre os presentes, estiveram a ouvidora da Secretaria de Administração da SAD, Déa Sales e a supervisora, Áurea Rosa, a ouvidora do Procape e presidente da ABO/PE, Zélia Galvão, a ouvidora da Secretaria da Mulher, Lumi Margarida Seriama e o presidente da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários da Perpart e do IPA (Coopermater), Ruy Araújo Lima.