
O Fórum Gestão, Ouvidoria e Qualidade foi realizado nesta quinta feira (18.08), com a presença da secretária executiva Luciana Azevedo, que fez abertura do evento substituindo o secretário Sileno Guedes. A palestra principal foi ministrada pelo engenheiro e especialista em Ouvidoria e Gestão Empresarial, Flávio Spíndola, que declarou ter muita satisfação em participar do Fórum, saldando a todos com muito bom humor e modéstia: “estou me sentindo como um vigário do interior falando para Dom Hélder’’.
Destacando a importância do tema, Spíndola tomou como base as Teorias Administrativas e a relevância do ISO 9.001 (Organização Internacional de Normalização) para a qualidade do atendimento ao público. Citando varias vezes o também engenheiro e pai da administração, Frederick Taylor, o palestrante deu ênfase principalmente aos fatores de especialização profissional dentro da ouvidoria: “Taylor diz que se você quer um bom profissional especialize-se. Quando se faz ouvidoria é isso que temos que fazer’’, declarou.
A abordagem sobre Qualidade foi dividida em vários temas, tendo como principal deles a “Satisfação que é Resultado de uma Boa Percepção e Expectativa do Cidadão/ Cliente”. Segundo o especialista, pessoas devem ser percebidas além das contribuições profissionais. Spíndola destacou também os objetivos de uma Ouvidoria e a necessidade que este órgão tem em atender a população e usar a racionalidade e o conhecimento para desenvolver o trabalho, apontando como solução a fusão de uma boa gestão e qualidade.
A ouvidora geral do Estado, Karla Júlia Marcelino, ficou satisfeita com o resultado do Fórum, que reuniu ouvidores da Rede e interessados no assunto. Periodicamente, a OGE realiza eventos para discutir temas que são relevantes para os ouvidores estaduais, e também está aberta para receber sugestões. Para entrar em contato: ouvidoria@ouvidoria.pe.gov.br .