Celebrando 16 anos de atuação, a Ouvidoria-Geral do Estado de Pernambuco (OGE) reafirma seu papel como canal de escuta, acolhimento e mediação entre o cidadão e o poder público. Vinculada à Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), a OGE tem se consolidado como referência em transparência, diálogo e fortalecimento do controle social.
O reconhecimento conquistado pela Ouvidoria ao longo dos anos é resultado de uma trajetória marcada por boas práticas e inovações na gestão pública. Ao completar 16 anos, a OGE celebra também a evolução do seu modelo de atuação, que tem como destaque o estímulo ao senso de pertencimento entre os integrantes da Rede de Ouvidorias do Poder Executivo Estadual e a participação ativa na Rede Nacional de Ouvidorias.
O Ouvidor-Geral do Estado, Renato Cirne, ressaltou a relevância da data como símbolo do amadurecimento institucional da OGE:
“É um momento importante para fortalecer a ouvidoria como um instrumento democrático estratégico que torna a gestão pública mais efetiva, responsiva e alinhada às necessidades da sociedade.”
Atualmente, a Ouvidoria-Geral recebe, em média, 1.200 manifestações por mês, abrangendo denúncias, elogios, solicitações, reclamações e sugestões. No primeiro semestre de 2025, o tempo médio de resposta foi de 1,5 dia, enquanto o resultado parcial de 2024 foi de 5,6 dias — desempenho que reflete o comprometimento da equipe e o aprimoramento constante do serviço de teleatendimento 162, operado pela OGE.
Para a Diretora da Ouvidoria-Geral do Estado, Glauce Santana, a data representa mais do que um marco institucional:
“Celebrar 16 anos da Ouvidoria-Geral do Estado é reconhecer o trabalho de todos os servidores e parceiros que, diariamente, se dedicam a transformar manifestações em oportunidades de aprimoramento da gestão pública. Mais do que um marco temporal, esta data representa a consolidação de um compromisso contínuo com o fortalecimento do controle social e a promoção de uma cultura de diálogo e cidadania no Estado.”
Com uma trajetória sólida e voltada à escuta ativa, a OGE segue aprimorando mecanismos de participação e transparência, reafirmando sua missão de ouvir para transformar e fortalecer a relação entre o cidadão e o Governo de Pernambuco.