Encontro destacou o papel estratégico da Ouvidoria, promoveu reflexões sobre democracia e debate sobre saúde mental
A Ouvidoria Geral do Estado de Pernambuco realizou, em 30 de setembro, a sua Reunião Geral no auditório da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE). O encontro reuniu representantes de diversas ouvidorias que integram a Rede de Ouvidorias e marcou o lançamento de novas iniciativas voltadas ao fortalecimento e à integração da rede.
Renato Cirne, Secretário da SCGE e Ouvidor-geral do Estado, ressaltou a importância estratégica da Ouvidoria para um governo aberto, democrático e próximo ao cidadão. Segundo ele, estreitar laços com a população deve ser a marca de uma boa gestão e é essencial para recuperar a confiança nas instituições. Em sua fala, o secretário destacou: “ter a Ouvidoria aqui, ter a possibilidade de apoiar e coordenar esse processo, para nós é muito gratificante, pois significa a chance de chegarmos à sociedade de forma mais objetiva. No serviço público, ainda temos a experiência de muito distanciamento em relação à população, o que gera descrédito sobre os processos. Isso, inclusive, leva à reflexão sobre a própria democracia: muitas vezes, as pessoas deixam de acreditar no serviço público e na democracia. Por isso, ter a Ouvidoria é ter um braço forte, capaz de aproximar sociedade e Estado.”
Na abertura da reunião, Glauce Santana, Diretora da Ouvidoria-Geral, se apresentou oficialmente à rede nesta que foi sua primeira reunião à frente do órgão. Ela destacou os desafios da nova função e afirmou esperar contar com a parceria de toda a Rede. Também agradeceu a acolhida da equipe interna da Ouvidoria, que a recebeu de braços abertos.
Durante a programação, foram apresentados pontos relevantes ao trabalho dos ouvidores e realizada uma roda de conversa com o tema “Setembro Amarelo sob novas perspectivas: só prevenção não basta”, conduzida por Oscar Vilaça, procurador do Estado e psicólogo. Em sua fala, Vilaça destacou a importância de pensar em estratégias que tornem o ambiente de trabalho mais saudável.
A reunião marcou a importância do diálogo e da colaboração como pilares para o fortalecimento da Ouvidoria e a aproximação entre população e Estado, reafirmando também a parceria entre a SCGE e a Rede.




