
O Governo de Pernambuco concluiu, nesta quarta-feira de setembro (27), a etapa presencial da escuta popular “Ouvir para Mudar”, iniciativa que visa ouvir as demandas da população para construir um estado melhor.
A caravana do programa percorreu 12 cidades do estado, onde a população pôde participar de eventos presenciais para discutir as principais demandas do estado. As contribuições serão analisadas para a elaboração de um plano de ação que atenda às necessidades da população.
De acordo com Elisa Andrade, Diretora da Ouvidoria-Geral do Estado, a participação da Rede de Ouvidorias nos seminários que aconteceram em Garanhuns e Recife foi ativa e fundamental.
“A participação da Rede de Ouvidorias no processo de escuta popular para construção do orçamento participativo é primordial para mostrar à população que a escuta popular no governo de Pernambuco acontece 360 dias por ano, 24h por dia, por meio da Rede de Ouvidorias do Estado. Aquelas pessoas que estiveram ali, participando do processo de escuta popular e submeteram suas propostas para construção do orçamento participativo puderam também conhecer o trabalho da Ouvidoria-Geral do Estado e saber que em qualquer momento, ao longo do ano, esse serviço estará em pleno funcionamento para atendê-los”
Geovanna Prazeres, Ouvidora da Secretaria de Educação e Esportes do Estado, também destacou a importância da iniciativa:
“Participar desta ação” Ouvir para mudar” , para um ouvidor(a), foi especial e gratificante, pois pudemos nesse dia, presencialmente, reafirmar em conjunto com os ouvidores das Secretarias do Estado, o que melhor nos define como a essência de trabalho de um ouvidor(a) do Estado, que é ouvir e estar perto de quem mais precisa dos serviços do governo.”
Zélia Correia, Ouvidoria da Fundação de Aposentadoria e Pensões dos Servidores do Estado de Pernambuco (Funape), concordou com as declarações das colegas ouvidoras:
“Escutar a população é a forma mais inteligente de criar políticas públicas, afinal é preciso ouvir as necessidades dos usuários diretos para priorizar e adequar a disponibilização dos serviços. O Ouvir para Mudar com certeza trará benefícios exitosos para a população. Foi gratificante participar desse encontro de promoção da Participação Social!”
O evento de encerramento do programa foi realizado no dia 27 de outubro, na Escola Técnica Estadual (ETE) Miguel Batista, situada no bairro da Macaxeira, Zona Norte da cidade. O evento contou com a presença da governadora Raquel Lyra e de secretários estaduais.
Próximos passos:
O plano plurianual será elaborado pela Seplag e deverá ser divulgado em breve. A expectativa é que o plano seja aprovado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) ainda em 2023.