OGE ultrapassa marca de 1 milhão de manifestações em Pernambuco

Data de Publicação: 18/03/2020


Principal canal de comunicação entre a sociedade e o Governo de Pernambuco, a Ouvidoria-Geral do Estado (OGE) acaba de superar a marca de 1 milhão de manifestações recebidas ao longo dos seus 11 anos de atividades. Desse total, mais de 23 mil foram registradas do início de janeiro deste ano, até esta terça-feira, dia 17 de março, o que representa um crescimento de 7% em relação ao mesmo período de 2019.

Vinculada à Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), a OGE coordena uma rede de 62 ouvidorias, com cerca de 200 servidores atuando em órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual. “Atualmente, a taxa de resolutividade (quando as demandas são respondidas dentro do prazo legal de 20 dias) fica em torno de 90%, o que garante a credibilidade do serviço oferecido ao cidadão e assegura o efetivo controle social sobre a administração pública”, comemora a secretária e ouvidora-geral, Érika Lacet.

Ela enfatiza, ainda, que estar junto da população, tanto da capital quanto do interior, ouvindo e registrando suas necessidades é recomendação do próprio governador Paulo Câmara. “Promover o fortalecimento da cidadania e contribuir, consequentemente, para a melhoria contínua dos serviços prestados à população é a nossa proposta. Isso, por si só, já demonstra a relevância da OGE ao longo de sua existência”, ressalta.

As manifestações recebidas pela Ouvidoria-Geral do Estado são ordenadas da seguinte forma: solicitação – a mais demandada, com um percentual de 51,44% só este ano –, reclamação, denúncia, acesso à informação, elogio e sugestão. Para registro de manifestações, basta acessar o portal http://www.ouvidoria.pe.gov.br, ligar para o número 162 (ligação gratuita, de convencional ou celular) ou enviar mensagem por e-mail ouvidoria@ouvidoria.pe.gov.br.