Congresso nacional reúne ouvidores em Salvador

Data de Publicação: 14/11/2019


Com cerca de 200 participantes, foi realizado em Salvador (BA), no período de 11 a 13 de novembro, o XXII Congresso Brasileiro de Ouvidores. O encontro contou com a presença dos servidores da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) Maria Luiza Trindade, Airton Chaves e Flávia Aguiar, que integram a equipe da Diretoria da Ouvidoria-Geral do Estado (DOGE/SCGE). O grupo acompanhou toda programação, cujo tema central foi “O valor da Ouvidoria no fortalecimento da gestão”.

Durante os três dias de Congresso, eles tiveram a oportunidade de agregar novos conhecimentos e trocar experiências com representantes de ouvidorias do setor público e privado de todo o País. Promovido pela Associação Brasileira de Ouvidores/Ombusdman (ABO), com o apoio da Ouvidoria Geral de Salvador, o evento discutiu, dentre, outros subtemas, “A influência da Ouvidoria como ferramenta de gestão estratégica”, “Implementação de metodologia ágil em áreas de operações: um estudo de caso sobre a Ouvidoria da IBM” e “Ouvidoria e interface com a LGPD e Lei de Acesso à Informação: implementação e prática”.

Segundo o gestor governamental de Controle Interno da SCGE, Airton Chaves, no encontro deste ano foi enfatizado o papel da ouvidora como instrumento de gestão, tanto na esfera pública quanto no setor privado. “Esse encontro entre diferentes realidades de gestão é muito enriquecedor. Apreender sobre ouvidoria com a equipe de uma empresa inovadora como a IBM é de um valor difícil de mensurar”, avaliou. A satisfação é corroborada por Maria Luiza, que coordena a Rede Estadual de Ouvidorias. “É importante ressaltar que a participação num congresso dessa proporção, fortalece e acrescenta ao nosso trabalho”.

ELEIÇÃO – O evento foi marcado, ainda, pela Assembleia Geral da ABO que reuniu seus associados para a escolha da sede do próximo congresso e a eleição geral da ABO Nacional para o biênio 2020-2021. Nas seccionais da Associação nos estados, a eleição já ocorreu e, em Pernambuco, foi realizada no dia 07 de novembro, ocasião em que Marcos Luís e Zélia Correia foram reconduzidos aos cargos de presidente e vice-presidente, respectivamente. “Estaremos por mais dois anos, eu e Marcos, a frente da ABO-PE. Gratidão pelo primeiro mandato e respeito e compromisso com o segundo”, destacou Zélia, diretora da Ouvidoria-Geral do Estado.